:

  • Dilma Rousseff É A Nova Presidente Do Banco Dos Brics


  • Com mandato até julho de 2025, a ex-presidente substituirá o também brasileiro Marcos Troyjo

O Banco de Desenvolvimento – também conhecido por Brics – estará sob a liderança de Dilma Rousseff a partir desta sexta-feira (24). 

A ex-presidente do Brasil assumiu o novo cargo hoje, após indicação do governo Lula. Ela irá comandar o banco até julho de 2025 e seu salário mensal médio será de R$ 290 mil.

Brics é responsável por financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países que fazem parte da instituição. São eles:

  • Brasil
  • Rússia
  • Índia
  • China
  • África do Sul

Além da indicação, Dilma também foi aprovada em um comitê da instituição após passar por uma espécie de sabatina. 

Ministros da Economia dos outros países membros do Brics avaliaram e concordaram em atribuir o cargo à ex-presidente. 

Rousseff assumirá o lugar do também brasileiro Marcos Troyjo. O diplomata foi indicado à presidência do Banco do Brics em 2020 por indicação de Jair Bolsonaro.

A sede do Brics fica em Xangai, na China, onde Dilma passará a residir. A expectativa é a petista embarque com Lula no próximo domingo (26).


Dilma É Elogiada Pela Instituição


Combate à pobreza e ênfase nos programas sociais foram os principais pontos citados pela instituição - Imagem: Reprodução

Por meio de nota, o banco do Brics pontuou o trabalho realizado por Dilma enquanto presidente do Brasil. Afirmou que ela se empenhou no  combate à pobreza e deu destaque aos programas sociais criados no governo Lula entre 2003 e 2010.

"Como resultado de um dos mais intensivos processos de redução da pobreza na história do país, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU", diz trecho do comunicado do NBD.

A instituição disse à imprensa que, no cenário internacional, Dilma respeitou e defendeu o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos e a soberania de todos os países.

"Sob o governo dela [Dilma], o Brasil se fez presente em todos os fóruns internacionais sobre clima e proteção do meio ambiente, culminando em uma decisiva participação do Acordo de Paris", acrescentou.

De acordo com a avaliação do Banco, durante sua gestão como presidente do Brasil, Dilma foi fundamental para o bom relacionamento do Brasil com vários países da América Latina. 

Perfil

Dilma passou quase três anos na prisão durante a ditadura Militar - Imagem: Reprodução

Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 14 de dezembro de 1947 ( 75 anos).

Formada em economia, Dilma já foi presa e torturada durante a ditadura militar por fazer parte de organizações de esquerda.

Filiada ao PT em 2001, foi ministra de Minas e Energia e chefe da Casa Civil durante os governos Lula. 

Em 2010 foi eleita presidente e reeleita em 2014. Em 2016, foi alvo de processo de impeachment e teve o mandato cassado. 

Em 2018, Dilma disputou uma vaga no Senado por Minas Gerais, mas não se elegeu.